quarta-feira, 4 de abril de 2012

Perigos das Dietas sem Orientação



Oi Flores hoje vim fala de um assunto muito importante,tudo mundo quer um corpinho perfeito sem gordurinhas,é algumas pessoas começa  a fazer dietas malucas,sem nenhum tipo de medico para ajuda-lo,isso é muito perigoso,os medicos alertam os perigos de fazer um dieta da moda.


A segurança das dietas foi colocada em xeque nesta semana após a decisão da corte britânica de indenizar em 800 mil libras (R$ 2,5 milhões) uma mulher de 52 anos que sofreu danos cerebrais depois que seguiu uma dieta de desintoxicação que previa beber muita água – 5 litros por dia – e alimento sem sal.
Os defensores desse tipo de dieta alegam que as toxinas de alimentos não-saudáveis acumuladas no corpo provocam problemas de saúde e precisam ser eliminadas. Já os especialistas em nutrição classificam essas restrições como tolices e afirmam que o organismo já tem seu mecanismo de eliminar toxinas, que é o fígado.
Riscos
Algumas dietas da moda podem causar problemas sérios
Dieta de desintoxicação - Baseia-se no consumo de água mineral, suco de frutas, chá de ervas e restrição de sal.
Perigo: pode provocar sérios distúrbios metabólicos e deficiência de minerais, como cálcio, magnésio e potássio. A restrição do sal pode causar desidratação e fraqueza.
Dieta das combinações - Não mistura carboidratos com proteínas no almoço e no jantar.
Perigo: é desequilibrada e faz com que o organismo deixe de receber todos os nutrientes necessários.
Dieta da lua - Após 24 horas da mudança de fase da lua, durante um dia, pode se ingerir suco de frutas, chá, caldos de carne ou de legumes triturados.
Perigo: pobre em proteínas e vitaminas e leva a pessoa a comer o dobro no dia seguinte. Não causa perda de gordura, mas sim de água e de massa muscular.
Dieta da proteína - Sugere o consumo de proteínas, como queijos, carnes e ovos, corta os carboidratos e libera quantidades restritas de frutas e verduras.
Perigo: aumenta o colesterol e pode levar à perda de massa muscular e não das gorduras. Proteínas em exagero comprometem o funcionamento renal.
Fonte: médicos e nutricionistas
No caso da britânica, uma semana após iniciar a dieta chamada “Amazing Hydration Diet” (“A Incrível Dieta da Hidratação”), por indicação de uma terapeuta nutricional, ela sofreu vômitos e um ataque epiléptico, que prejudicou a memória e a concentração.
No Brasil, receitas de dietas de desintoxicação fazem sucesso na internet, mas os médicos recomendam cautela e dizem que não há evidências científicas nem da eficácia nem da segurança dessas dietas.
“Não há estudos que comprovem benefício nem para essa dieta nem para outras da moda. Como a gente não tem como comprovar o benefício, também é difícil saber a extensão de possíveis malefícios’’, afirma o endocrinologista Ruy Lyra, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Segundo o médico, as dietas sérias são aquelas hipocalóricas, balanceadas e controladas por endocrinologistas e nutricionistas.
O mesmo entendimento tem o nutrólogo e cardiologista do HCor (Hospital do Coração) Daniel Magnoni. “Não existe nenhum trabalho de evidência científica validando essas dietas. Elas podem provocar sérios distúrbios metabólicos, e, às vezes, causar deficiência muito grande dos minerais, como cálcio, magnésio e potássio”, diz o médico.
Magnoni explica que, quando as pessoas fazem uma dieta com muita restrição de sal, podem perder de 2 a 4 quilos por semana, mas é uma perda de peso transitória, por desidratação. “A pessoa tem fraqueza, sonolência e distúrbios gastrointestinais severos”, acrescenta. Ao mesmo tempo, quando a dieta envolve a ingestão de muita água, perde-se eletrólitos e, com isso, sódio, magnésio e potássio. “Isso pode causar dores musculares, câimbras e arritmias cardíacas”, afirma.

Eu espero que vocês tenha gostado até a proximas flores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
Layout criado por;